Morangos: uma fonte de saúde

Morangos: uma fonte de saúde

Morango é o nome comum dado ao pseudofruto composto de várias espécies de morangueiro. Estas, por sua vez, são plantas herbáceas pertencentes ao gênero Fragaria, família Rosaceae. De cor vermelha e sabor caracterizado pela mistura de doce e azedo, o morango é bastante consumido no Brasil e no mundo, principalmente nas épocas de safra, em que é mais fácil encontrar a fruta no mercado e com um custo mais acessível. Este período geralmente vai de junho a setembro.
Comer morangos frescos, da época e biológicos, permite beneficiar das suas propriedades curativas.

Saiba algumas das melhores razões para comer mais morangos:

1. Tem propriedades antioxidantes. Os morangos têm um quarto mais de antioxidantes que a maioria das frutas. Os antioxidantes protegem o corpo dos radicais livres ligados ao envelhecimento e a doenças.

2. São excelentes fontes de vitamina C, o que aumenta a resistência das artérias, previne contusões e fortalece as glândulas supra-renais e o corpo contra o stress. Contendo altos níveis de vitamina C, os morangos são benéficos para todos os órgãos e glândulas do nosso corpo. Oito morangos têm mais vitamina C do que uma laranja.

3. Regulam os níveis de açúcar no sangue. Comer uma chávena de morangos frescos provoca uma redução significativa dos picos de açúcar no sangue, os quais  estão relacionados com o ganho de peso, alterações de humor, diabetes e hipoglicemia  – baixo nível de açúcar no sangue. Isto acontece pois logo a seguir aos picos de açúcar seguem-se  quedas acentuadas dos seus níveis.

4. Os morangos têm propriedades anti-inflamatórias e anti-dor. Estudos mostram que os morangos baixam os níveis do marcador proteína C – reativo (CRP). Um estudo mostrou que consumir este fruto pelo menos 3 vezes por semana ajuda no combate de todo o tipo de inflamações. Visto que tem um sabor tão agradável, não deve ser um problema para a maioria das pessoas.

5. Está provado que são uteis na prevenção e controlo de doenças cardiovasculares e de artrites.

6. Os morangos contêm antocianinas, que estimulam a queima de gordura armazenada no corpo utilizando-a como combustível. Pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o consumo de morangos reduziu o ganho de peso em animais alimentados com uma dieta à base de  gordura. Pesquisa mostra também melhoria de 100 por cento da memória a curto prazo em apenas oito semanas.

7. Têm propriedades anticancerígenas. O seu teor de flavonóides faz o corpo interferir com os estágios de desenvolvimento das células cancerosas, minimizando a sua capacidade de se multiplicar.

8. Os ácidos fenólicos dos morangos têm propriedades antialérgicas, ou seja, ajudam a reduzir os processos bioquímicos que estão ligados a reacções alérgicas. Contudo, como com qualquer outro alimento, algumas pessoas são alérgicas aos morangos, assim, se suspeita que é alérgico, deve evitá-los.

9. Os morangos são deliciosos e versáteis. Adicione morangos frescos ou congelados aos seus smoothies, batidos e sumos. Poderá consumi-los com  waffles ou panquecas, misturá-los com abacate para criar um delicioso pudim ou apenas apreciá-los isolados de outros alimentos.

> Creme Light de morango com aveia

Pra não deixar esse post passar a limpo, vamos ensinar a fazer uma receita simples, light e maravilhosa usando essa fruta tão benéfica para a nossa saúde e ótima para servir nesse calor.

Ingredientes:

  • 1 pote de 180 g de iogurte desnatado
  • 1 caixinha de 200 g de morangos picados
  • 1 xícara de leite desnatado (180 ml)
  • 1/2 pacote de gelatina de morango diet
  • 1 xícara de aveia fina ou cereal de sua preferência

Modo de preparo:

  1. Prepare a gelatina de
    acordo com as instruções da caixinha e reserve
  2. Bata no liquidificador metade da caixinha de morangos, o iogurte desnatado, o leite desnatado, a aveia e a gelatina, até que os ingredientes se misturem bem
  3. Leve à geladeira até que o creme esteja com aspecto gelatinoso
  4. Utilize o restante dos morangos para decorar e sirvaImagem relacionada

Ficou com água na boca, né? :p

 

Share

AGENDE SUA CONSULTA GRATUITA.