Por que é importante tirar a maquiagem antes de dormir?

Por que é importante tirar a maquiagem antes de dormir?

Quem nunca teve preguiça de tirar a maquiagem depois de uma festa ou dia cansativo de trabalho? Não é? Mas não importa se a maquiagem é discreta ou colorida, um dos mandamentos mais importantes para conseguir um visual impecável sempre, é nunca dormir maquiada. Assim como a poluição e alguns resíduos do dia a dia, não retirar a maquiagem à noite obstrui os poros e ajuda no aparecimento de marcas e manchas no rosto. Reservar alguns minutos para higienizar a pele dará mais viço e luminosidade: retirar a maquiagem é um hábito que deve ser religiosamente cumprido. Tem que virar rotina, pois o resíduo que fica sobre a pele obstrui os poros, propiciando o surgimento de espinhas, cravos e sinais de envelhecimento precoce.

Não retirar a maquiagem pode causar cravos e espinhas

O hábito de dormir maquiada pode ser prejudicial para a pele. A própria maquiagem acaba guardando sujeiras, pó, poluição e suor que acumulamos durante o dia e, se não forem removidos, irão acabar causando acne ou alguma outra infecção no local. Além disso, a longo prazo, a pele pode ficar com poros abertos e sem brilho. Para quem tem preguiça de retirar a make, além dos cravos e espinhas, esse mau hábito acelera o envelhecimento pelo aparecimento de poros dilatados.

Além de prejudicar a saúde da pele, não retirar a maquiagem ainda evita sua renovação. Durante a noite, o metabolismo das células cutâneas aumenta, absorvendo melhor nutrientes do que em qualquer outro período do dia. Para quem faz tratamentos, a higienização faz ainda mais diferença: a absorção dos produtos usados para tratar a pele é menor. Ácidos, clareadores, antioxidantes, hidratantes, cremes tensores e outros tratamentos não têm o mesmo resultado em uma pele sem higienização correta.

+ Como limpar a pele corretamente:

O ideal para retirar a maquiagem é investir no demaquilante. Para demaquilar, prefira o uso do algodão ao invés da toalha. Assim fica garantida a praticidade e higiene no processo. Está liberado o uso de qualquer produto que esteja autorizado pela Anvisa. Apenas evite os lenços umedecidos comuns, dando preferência aos lenços demaquilantes. A ação do produto não é 100% eficaz, mas que ameniza o volume de pintura no rosto e pode, de vez em quando, ser utilizado.

Para aquelas que estão todos os dias de maquiagem e não querem prejudicar o rosto, o indicado é apostar em um creme hidratante após a limpeza da pele. Primers, tratamentos anti sinais e cremes só podem ser passados sobre a pele depois de limpa.

Ao escolher o demaquilante, é importante levar em consideração tipo de pele e a quantidade de pigmento a ser removido. Por exemplo, os demaquilantes oleosos têm uma remoção mais eficiente que os líquidos à base de álcool, pois aderem melhor aos pigmentos.

5 passos para retirar completamente o make, sem que fiquem alguns resquícios da pintura.

Uma dica para não esquecer nenhuma área do rosto é dividi-lo em quadrantes.

1 – Primeiro retire a make na zona do T (testa, nariz e queixo).

2 – Sempre faça movimentos suaves. Não é a força que vai retirar a make, mas sim o demaquilante. Para reforçar, passe o algodão com o produto da região do colo para o queixo.

3 – Depois, aplique o algodão em movimentos circulares da ponta do queixo, passando pelos lábios até a ponta do nariz.

4 – Feito isso, retire o make novamente da ponta do nariz, mas agora, passando pelos olhos e terminando nas sobrancelhas.

5 – Por fim, aplique o demaquilante das sobrancelhas até a raiz do cabelo.

Share

AGENDE SUA CONSULTA GRATUITA.